Escrever uma dedicatória em um livro o torna único. Escrever uma dedicatória em um livro é dar a essa história uma história.
Segurar um livro novo nas mãos, recém tirado do plástico, páginas coladas de um livro intocado, nenhum arranhão, nenhuma dobra, nenhuma marca de dedo suado nas páginas.
Mas ah, os livros velhos! Deixarei eles pra depois, falemos das coisas novas primeiro.
Ler a primeira página de uma nova história trás a lembrança de tantas histórias já lidas. Você é tão ingênuo na primeira página de um livro. Você não sabe nada daquela vida. Se é de um autor novo você começa pensando "vamos ver do esse cara está falando". Se você já conhece pensa "esse filho da mãe vai me fazer chorar de novo". De qualquer forma, não deixa de ser um misto de excitação e adrenalina. A decisão de começar um livro novo, ou uma saga nova, te muda desde a escolha do livro e isso é algo que todos os livros tem em comum.Não sei vocês mas eu me envolvo de mais nas histórias. Sou do tipo mais clichê de amante de livros que você vai conhecer.
Dos livros velhos então. Ah, como eu sou apaixonada por livros velhos! Quando falo "livros velhos" não falo necessariamente sobre um livro escrito em 1920. Não que eu não seja apaixonada por um livro de capa dura desbotada com alguns reparos, páginas amareladas do tempo, uma poeirinha por cima e até algumas manchas na contra capa. Ah, quanto amor! - Como já disse, sou um clichê. - Mas não é esse tipo de livro velho que quero que você se apaixone hoje. Se apaixone por eles também, mas não coloquem a culpa em mim.Talvez seria melhor falar "livros usados" mas eu gosto de chamá-los de velhos. Diferente das interpretações mais comuns de velho, tenho uma visão muito mais de classe e sofisticação do que pejorativo como sempre se ouve. Pense em frases como "não sou velho, sou experiente". Se trocarmos "velho" por "usado" nessa frase, continua um tanto quanto pejorativo, não é mesmo? Por isso continuarei com o bom e velho "velho". Além disso, vejo "experiência" (da frase) como uma coleção de histórias. Mas novamente filtro os livros que quero que percebas. Não diria que um livro que contém diversos contos se classifica nessa "experiência" que quero dizer, então deixe-os de lado, deixe para amá-los daqui a pouco.
Livros velhos. Não acho que apenas os livros mudam as pessoas, acredito que as pessoas mudem os livros também, afinal, cada um lê com toda uma bagagem que pode transformar a mesma história em tantas versões com tantos significados. Por isso acredito que um livro lido por duas pessoas tem muito mais histórias que um livro lido por uma só. Por isso amo emprestar meus livros! Agora, pense comigo. Além da história impressa contada pelo autor, o livro ganha uma história de cada pessoa que o lê, mas não apenas isso! Se você é como eu, tenho certeza que seus livros tem muitas outras histórias. Carrego na bolsa o livro que estou lendo para praticamente todos os lugares que acho que posso ter uma oportunidade de dar uma espiada nele. Consegue imaginar por quantos lugares esse livro já passou? Quantas pessoas já perguntaram sobre ele? Quantos segredos e fofocas ele já ouviu? Com certeza além de uma história, esse livro tem história.
Acho que agora tenho o suficiente para falar do que eu mais gosto em livros. Dedicatórias!
Uma dedicatória indica, primeiramente, que aquele objeto é um presente. Como eu já disse, o melhor presente que se pode dar. Uma dedicatória é mais uma história que você adiciona ao vetor de histórias que esse livro terá. É dar a essas histórias uma primeira história, aquela que explica o porque tantas histórias serão formadas e lançadas ao universo. Uma dedicatória é um punhado de letras que contam o quanto você gosta da pessoa que será presenteada, mesmo que contenha apenas seu nome e uma data. E acredito que para dar um livro você goste bastante dela, pelo menos tenho certeza que ela gostará bastante de você por presenteá-la com tamanha consideração! A menos que ela não goste de livros, mas ainda assim sempre tem a chance dela se apaixonar por algo novo, como livros.
Sabe aquele sentimento de abrir um livro novo? Alguém já o abriu antes, e fez isso especialmente para mostrar o quão importante você é pra ela. O suficiente para escolher um títulos dentre tantos outros para te fazer feliz. O suficiente para escrever em um livro.
Escrever em um livro é um ato extremamente ousado para um amante de livros. Se um amante de livros dá um livro com uma dedicatória para um outro amante de livros, isso é praticamente uma prova de amor!
Ganhar um livro com dedicatória é magico. Já forcei amigos a escreverem dedicatórias em livros que eles me deram "em branco". Sei, tira toda a tal magia, mas lá está o nome deles e algumas palavras que provavelmente me emocionaram. Para todo o sempre! Ou pelo menos enquanto exista o livro, o que eu espero que seja sempre.
![]() |
| Prateleiras do sebo |
![]() |
| Discos não estão à venda, assim como algumas edições de livros clássicos |
Estou falando sobre esse sebo porque é o melhor lugar para encontrar minhas tão amadas dedicatórias misteriosas. Encontrei diversos livros com dedicatórias datadas de antes de 1960 e sempre tentei imaginar quantas histórias teriam esses livros pra contar. Se a pessoa que ganhou essa dedicatória foi a primeira a ler esse livro, ou a segunda, ou se esse livro já tinha sido um presente para a pessoa que resolveu presentear outra, por onde o livro passou, em que cidade foi comprado a primeira vez. Quantos donos esse livro teve. Por que ele foi parar parar em um sebo e não está na estante de livros da casa de alguém. Tantas histórias carrega um livro e tanto pode-se imaginar por uma simples dedicatória como essa:
![]() |
| Encontrada em um livro de R$8,00 do sebo citado |
Então só tenho alguns pontos a destacar: Se eu fosse um livro, gostaria muito de ser chamado de "velho" e mais ainda de ser dedicado à alguém. Portanto, deem livros de presente! Escrevam neles e deem mais uma história pra eles. A SUA história. Digam o que precisa ser dito na dedicatória de um livro pois, como diz um provérbio Latim, "Verba volant, scripta manent" que significa "As palavras (faladas) voam, as escritas permanecem ".
P.S.: Obrigada a todos que escreverem em livros e deixaram neles um mistério tão lindo quanto esse e obrigada principalmente a quem já me deu um livro com dedicatória. Agora você sabem porque gostei tanto! E a quem não escreveu também. Poxa, são livros!
Hoje conheci um site lindo que me deu mais vontade ainda de escrever sobre isso, o site é o Eu te dedico.


